QUEM SOU

S. Tavares Pereira



S. Tavares Pereira tem abordagem teórica
própria e peculiar para o processo eletrônico
sob luzes sistêmicas.  
Juiz do Trabalho aposentado do TRT da 12ª Região.

Dedica-se à teorização do processo eletrônico à luz da teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann e já publicou inúmeros artigos a respeito, tendo levado suas ideias às escolas judiciais e de Amatras nos Estados de MG, PE e SC.

Mestre em Ciência Jurídica pela Univali – SC e aluno dos cursos de doutoramento em Direito do Trabalho pela UBA/AR.
Pós-graduado em Direito Processual Civil Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com Curso de Extensão Universitária em Educação a Distância pela PUC/SP.

Parecerista ad hoc da Revista CEJ (Conselho da Justiça Federal). Membro do GEDEL (Grupo de Estudos de Direito Eletrônico da Escola Judicial do TRT3) e do Instituto dos Advogados de Santa Catarina.
Coordenou pedagogicamente o Curso de Especialização em Direito do Trabalho e Preparação para a Magistratura Trabalhista, promovido pela Amatra12 e Univille – Universidade da Região de Joinville.
Foi professor das disciplinas de Direito Constitucional, Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho na Faculdade de Direito de Joinville (ACE), na Universidade de Joinville – Univille e no Curso de Especialização em Direito do Trabalho e Preparação para a Magistratura Trabalhista da Amatra12 e Univille.

Antes da magistratura, foi programador, analista de sistemas e professor de lógica de programação, linguagem COBOL e sistemas de gerenciamento de banco de dados na FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau.   Ainda programa nas linguagens Delphi e PHP com utilização da metodologia OOP. Esse antigo e continuado contato com a área de análise/programação ajuda-o no esforço teórico sobre novo processo.

Autor dos livros Devido processo substantivo (substantive due process) e O operário e o padre (história do Sinmetal/SC) e de variados artigos ligados notadamente ao Direito Constitucional, à Filosofia do Direito, ao Direito do Trabalho e Processual do Trabalho e ao processo judicial eletrônico.